Cursos e Palestras

A intervenção baseada em ABA para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Atrasos no Desenvolvimento e outras condições associadas é um campo muito dinâmico, que exige uma formação muito específica e desenvolvida e por outro um acompanhamento atento das novidades acerca das melhores formas de intervir, que aparecem nas pesquisas científicas sobre o tema. O fato de não haver um método ABA e sim uma ciência ABA nos coloca necessariamente em estado de estudo permanente.

Por isso, além de a Luna Aba prestar o serviço de atendimento, também se dedica à disseminação do conhecimento, formando profissionais da área de saúde e educação e pais de crianças com transtornos do desenvolvimento, especialmente o Transtorno do Espectro Autista. Esta é uma breve lista dos cursos e seus respectivos conteúdos:

Título Carga Horária Resumo Módulos (Conteúdos) Público-Alvo Saiba Mais
Alfabetização de crianças com TEA e DI 40h O curso apresenta uma estrutura de ensino de alfabetização para pessoas com TEA, DI ou dificuldade acentuada de aprendizagem a partir do paradigma da Equivalência de Estímulos. O curso ocorre em um dia inteiro e faz-se um grupo de whattsapp no qual as 1. Comportamento Humano
2. Modificação do Comportamento
3. Paradigma da Equivalência de Estímulos
4. Pré-requisitos para o ensino de alfabetização
5. Procedimento de ensino de Equivalência de EstÍmulos: Matching-To-Sample
6. Ensinando relações de reflexividade
7. Ensinando relações de simetria
8. Ensinando relações de nomeação
9. Ensinando relações de transitividade - Leitura com compreensão
10. Ensinando leitura e escrita por recombinação
11. Programando o ensino por meio de Novas Tecnologias
Pais e profissionais da saúde e educação.
Intervenção precoce em ABA 20h O curso versará sobre instrumentos de avaliação e estratégias de intervenção com crianças de até 5 anos. Módulo 01: Evidências da intervenção precoce
Módulo 02: O Inventário Portage Operacionalizado
Módulo 03: Carolina Curriculum.
Módulo 04: Estratégias naturalísticas.
Pais e profissionais da saúde e educação.
Pais aprendendo ABA: Tempo de qualidade 20h O curso abordará algumas estratégias da análise do comportamento aplicada (ABA) para melhorar a interação entre crianças com desenvolvimento atípico e seus pais. Módulo 01: Análise do Comportamento Aplicada
Módulo 02: Planejando tempo de qualidade.
Módulo 03: Estratégias de manejo comportamental.
Módulo 04: Desenvolvendo habilidades de interação.
Pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista e Transtornos e Atrasos no Desenvolvimento.
Formação básica de aplicadores de Intervenção ABA 60h O curso aborda aspectos fundamentais para que se implemente uma intervenção baseada em ABA elaborada por um Analista do Comportamento. Módulo 01: Medição
Módulo 02: Avaliação
Módulo 03: Aquisição de habilidades
Módulo 04: Redução de Comportamento
Módulo 05: Documentação e Relato
Módulo 06: Conduta Profissional no âmbito na prática
Pais e profissionais da saúde e educação.
Protocolo VB-MAPP 30h O curso apresenta os processos de utilização do protocolo Verbal Behavior Milestones Assessment Placement Program – VB-MAPP e como utilizá-lo para avaliação e elaboração de um Plano de Ensino Individualizado. O curso tem a função de preparar o profissional para a aplicação deste protocolo de avaliação em autismo e atraso no desenvolvimento. Por isso, além de uma abordagem prática e sala reduzida (máximo de 25 alunos) e material de cerca de 100 páginas, os participantes também terão acesso a 10h de supervisão (em grupo), distribuídas em 5 encontros de 2 horas cada, ocasião em que discutirão com o professor responsável a respeito de casos concretos de aplicação do instrumento, discutindo desde a preparação dos estímulos e definição do nível de aplicação, até o relatório final. 1. Comportamento Verbal;
2. Apresentação do protocolo;
3. Definindo o nível da aplicação;
4. Preparando os materiais e local para a aplicação;
5. Manejo de comportamento na aplicação;
6. Fazendo um teste de preferência;
7. Marcos e domínios;
8. Áreas de transição;
9. Critérios de marcação;
10. Registro e produção de gráficos;
11. Selecionando objetivos e programas a partir da avaliação;
12. Avaliação de barreiras;
13. Produção do relatório.
14. PEI- programa educacional individual
Módulo suplementar: 10 horas de supervisão coletiva
Profissionais da saúde e educação.
Pré-requisito: conhecimento de ABA e Operantes Verbais.
Protocolo ABLLS-R 16h O curso apresenta os processos de utilização do protocolo Assessment of Basic Language and Learning Skills – ABLLS-R e como utilizá-lo para avaliação e elaboração de um Plano de Ensino Individualizado. O ABLLS-R é um protocolo de avaliação de habilidades em vários níveis e modalidades. Após a aplicação, é necessário determinar um conjunto de programas comportamentais para o desenvolvimento da pessoa avaliada. O sistema ABLLS é uma ferramenta de avaliação, guia curricular e sistema de rastreamento de habilidades usado para ajudar a orientar as instruções de linguagem e habilidades críticas do aluno para crianças com autismo ou outras deficiências de desenvolvimento. Esta ferramenta prática e favorável aos pais pode ser usada para facilitar a identificação das habilidades necessárias para o seu filho para se comunicar efetivamente e aprender com experiências do dia a dia. O ABLLS fornece uma revisão abrangente de 544 habilidades de 25 áreas de habilidades, incluindo linguagem, interação social, auto-cuidado, habilidades acadêmicas e motoras que geralmente desenvolvem crianças adquirem antes de entrar no jardim de infância. Os itens da tarefa dentro de cada área de habilidade são organizados de tarefas mais simples a mais complexas. As habilidades expressivas de linguagem são avaliadas com base na análise comportamental da linguagem apresentada pelo Dr. B.F. Skinner em seu livro Comportamento verbal (1957). Os resultados da avaliação permitem aos pais e profissionais identificar os obstáculos que têm impedido uma criança de adquirir novas habilidades e desenvolver um currículo abrangente, altamente personalizado e baseado em linguagem. 1) Avaliação de Habilidades de linguagem e Aprendizagem básicas:
• Importância em avaliar sistematicamente e individualmente;
• Utilizando o instrumento de avaliação ABLLS-R;
• Interpretando os resultados de avaliação.
2) Estruturando materiais, a rotina e o espaço a partir dos resultados;
3) Elaborando um planejamento educacional
Profissionais e estudantes da área da saúde e educação que trabalhem com educação especial e/ou inclusiva. O curso também pode atender a pais ou responsáveis de crianças com transtorno do espectro autista ou com atraso no desenvolvimento.
Pré-Requisito: Nível superior completo ou em curso. Conhecimento de operantes verbais.
Habilidades sociais – das básicas às avançadas- em ABA. 20h O curso versará sobre instrumentos de avaliação e estratégias de intervenção em habilidades sociais voltadas para o público de crianças e adolescentes com TEA, fundamentais para o desenvolvimento destas habilidades sociais tão fundamentais como fazer e sustentar amizades. Módulo 01: Habilidades sociais e pré-requisitos
Módulo 02: Instrumentos avaliativos e interventivos: Socially Savvy.
Módulo 03: Instrumentos avaliativos e interventivos: Social Skills Solutions:
Módulo 04: Planejando estratégias de ensino em habilidades sociais.
Profissionais da saúde e educação.
O brincar na ABA 20h O curso abordará o conceito, pesquisas e estratégias voltados para o comportamento de brincar e crianças com desenvolvimento atípico e como estas brincadeiras podem ser selecionadas e desenvolvidas com vistas a contribuir com o desenvolvimento global dos indivíduos com o Transtorno do Espectro Autista e outros Transtornos e Atrasos no desenvolvimento. Módulo 01: O brincar como cunha comportamental.
Módulo 02: Comportamento de brincar e pesquisas.
Módulo 03: Estratégias do ensino do brincar simbólico.
Módulo 04: Estratégias de ensino do brincar social.
Pais e profissionais da saúde e educação.
Protocolo AFLS 16h O curso apresenta os processos de utilização do protocolo The Assessment of Functional Living Skills – AFLS e como utilizá-lo para avaliação e elaboração de um Plano de Ensino Individualizado. Este instrumento é indicado para a avaliação e habilidades funcionais em pessoas com Transtorno do Espectro Autista, especialmente no fim da adolescência e durante a vida adulta, contendo 6 protocolos para avaliações dos mais variados campos das habilidades funcionais, tais como as de autocuidado, mas também habilidades como pegar um ônibus ou calcular um troco. Módulo 01: Habilidades Funcionais e Autismo
Módulo 02: Conhecendo o Protocolo
Módulo 03: Implementando a avaliação com AFLS
Módulo 04: Escrevendo o Plano de Ensino Individualizado
Profissionais da saúde e educação.
Introdução à ABA 8h ou 16h Este curso tem a função de apresentar um quadro geral e introdutório da Análise do Comportamento Aplicada e como ela pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Trata-se de uma apresentação dos princípios do reforçamento e de como a manipulação desta variável é útil para a mudança comportamental. Módulo 01: Evidências da Análise do Comportamento Aplicada – ABA para o autismo
Módulo 02: Princípios do comportamento humano
Módulo 03: Principais estratégias de intervenção em ABA para Transtorno do Espectro Autista - TEA
Módulo 04: Como funciona uma intervenção baseada em ABA?
Pais e profissionais da saúde e educação.
Adaptação de currículos e materiais 16h Este curso trabalha com noções de controle de estímulos e avaliação de aprendizagem para a elaboração de adaptações necessárias no currículo escolar e também para a adaptação dos materiais e atividades para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outros Transtornos e Atrasos do Desenvolvimento. Módulo 01: Comportamento humano e controle de estímulos.
Módulo 02: Avaliando o estudante.
Módulo 03: Adaptando o currículo
Módulo 04: Adaptando o material
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Atividades de Vida Diária no Autismo e DI 16h Este curso trabalha com o ensino de habilidades de autocuidado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outros Transtornos e Atrasos no desenvolvimento, unindo saberes da Terapia Ocupacional com a Análise do Comportamento Aplicada. Módulo 01: Avaliando a criança
Módulo 02: Planejando a intervenção
Módulo 03: Encadeamento comportamental – executando o ensino
Pais e profissionais da saúde e educação.
Treino de Comunicação Funcional 12h Este curso ensina como implementar o Treino de Comunicação Funcional, uma estratégia fundamental de manejo de comportamentos inadequados e de melhoria de qualidade de vida com o incremento da comunicação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista e outros Transtornos e Atrasos no desenvolvimento. Treino de Comunicação Funcional e uso de Comunicação Alternativa:
implicações teórico práticas;
procedimentos em TCF;
topografia e função do comportamento problema;
identificando o reforçador da resposta comunicativa;
análise funcional;
avaliando comportamentos de risco;
selecionando a melhor topografia da RC;
seleção e topografia;
avaliando o custo da resposta;
a velocidade de aquisição da resposta;
quem deve implementar e onde o TCF;
ambiente natural e o TCF;
extinção;
generalização;
outros tipos de TCF;
manutenção;
avaliando resultados;
punição;
atividades práticas.
Pais e profissionais da saúde e educação.
Comunicação Alternativa 16h Este curso visa preparar profissionais da saúde e educação para planejar e implementar o ensino de Comunicação Alternativa para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. 1. Comunicação alternativa
2. Introdução
3. História da CA
4. Pesquisas e evidencias cientificas em CA
5. Os principais sistemas em CA
6. Usuários
7. Inclusão e CA
8. CA e adaptação de tarefas
9. Como implementar um recurso de CA
10. CA e Análise do comportamento
11. Programando um bom controle de estímulos
12. Escolhendo estímulos
13. Escolhendo suportes
14. Treinando o manejo
15. Implantando com treinadores
16. Registrando
Generalizando
Pais e profissionais da saúde e educação.

PS: Estes cursos podem ser contratados por instituições como prefeituras, clínicas, escolas ou empresas de formação e podem ser frequentadas por pessoas particulares quando disponíveis para venda de ingressos à população. Para ver nossa agenda de cursos Clique Aqui.