Nossa equipe

Diretores

_____

Aída Teresa dos Santos Brito

Aída Teresa dos Santos Brito é diretora clínica da Luna ABA. É psicóloga, doutora pelo programa de pós-graduação em educação pela UFPI, mestre em educação, psicopedagoga, especialista em ABA ao autismo e em terapia analítico comportamental infantil. Possui formação em TEACCH e PECS, tem mais de duas décadas de experiência na área de psicologia clínica infantil e educação. Possui experiência com análise do comportamento pesquisa e atua na área de inclusão, com ênfase no estudo de tecnologia assistiva e ABA. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o comportamento verbal de crianças com autismo no atendimento educacional especializado através do uso de sistemas de comunicação alternativos. Aída é mãe de dois lindos, é chamada de tia por todos desde sempre (mas só a Nati tem os direitos autorais), é maníaca por limpeza (e tem um aspirador de pó chamado Rodrigo), adora MPB (o sonho dela é casar com João Bosco), é formada em artes e já fez quadros belíssimos!

LATTES

Felipe Lemos

Felipe é diretor pedagógico da Luna ABA, psicólogo e especialista em ABA e é doutorando em psicologia - análise do comportamento pela UFSCAR. Atualmente é supervisor em ABA da Luna ABA, e docente a nível de pós-graduação em ABA para autismo na CENSUPEG e no CBI OF MIAMI. Tem experiência de 11 anos como psicólogo escolar envolvendo o gerenciamento de programas de ABA crianças com TEA na escola. Atua principalmente com comportamentos-problema, treino de comunicação funcional, análise funcional e avaliação funcional prática (IISCA). Felipe é de São Sebastião da Grama, interior de São Paulo, gosta de passar seus momentos de lazer com sua esposa, filhos e amigos. Também adora jogar videogame, assistir séries, filmes (principalmente Star Wars) e ler. Café, churrasco e músicas são essenciais.

LATTES

Lucelmo Lacerda

Lucelmo é diretor de projetos da Luna ABA. Possui pós-doutorado em psicologia pela UFSCAR, estudando a inclusão escolar da pessoa com TEA, doutor em educação pela PUC-SP, mestre em história pela PUC-SP, historiador, especialista em educação especial, inclusiva e políticas de inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, inclusão escolar, mediação escolar em processos inclusivos. Tem interesse em psicologia experimental e pesquisa aplicada em ambiente escolar, implementando práticas pedagógicas baseadas em evidências. É autor do livro "Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução, 2018''. Lucelmo adora séries, heróis e o lado nerd da força.

LATTES

Natalie Brito Araripe

Natalie Brito Araripe é diretora da Luna ABA, psicóloga (CRP 11/6605), BCBA e QBA - analista do comportamento certificada pela BACB© e pela QABA©, mestre em psicologia pela UFC, master em ABA pelo ABA Espanha, certificada PEERS para adolescentes, trabalha há mais de 10 anos com análise do comportamento aplicada ao autismo e atualmente se dedica ao estudo e intervenção com pré-adolescentes e adolescentes autistas. Natalie mora em Fortaleza, é mãe de uma menina sapeca, adora pedalar, séries e board games!

LATTES

ANALISTAS SUPERVISORES

_____

Felipe Lemos

Felipe é diretor pedagógico da Luna ABA, psicólogo e especialista em ABA e é doutorando em psicologia - análise do comportamento pela UFSCAR. Atualmente é supervisor em ABA da Luna ABA, e docente a nível de pós-graduação em ABA para autismo na CENSUPEG e no CBI OF MIAMI. Tem experiência de 11 anos como psicólogo escolar envolvendo o gerenciamento de programas de ABA crianças com TEA na escola. Atua principalmente com comportamentos-problema, treino de comunicação funcional, análise funcional e avaliação funcional prática (IISCA). Felipe é de São Sebastião da Grama, interior de São Paulo, gosta de passar seus momentos de lazer com sua esposa, filhos e amigos. Também adora jogar videogame, assistir séries, filmes (principalmente Star Wars) e ler. Café, churrasco e músicas são essenciais.

LATTES

Kelvis Sampaio

Kelvis Rodrigo Sampaio da Cruz é supervisor da Luna ABA, psicólogo clínico (CRP 21/01921), mestre em ciências do comportamento pela Universidade de Brasília - UNB, pesquisando processos de alfabetização de crianças com autismo. Também é pesquisador em comportamento verbal, com formação em PECS (nível 1), VB-MAPP, AFLS e ABLLS-R. Trabalha há mais de 10 anos com intervenções baseadas em ABA e atualmente dedica-se à supervisão e treinamento de profissionais para o atendimento de pessoas com autismo. Kelvis gosta de passar o tempo livre com sua pequena Belinha, adora pegar um bronze na praia e de comer comida de boteco, dá valor às coisas simples e se diverte em um bom papo com os amigos.

LATTES

Larissa Coelho

Larissa Coelho é psicóloga ( CRP 05/51954) e supervisora na Luna ABA. Especialista em neuropsicologia e mestranda em análise do comportamento aplicada. Tem cursos de formação em protocolos de avaliação VB - MAPP e ABLLS-R, disfunções sensoriais, alimentar sob olhar integração sensorial. Larissa mora no Rio de Janeiro, é apaixonada por cachorro, em especial por um Yorkshire chamado Dudu, ama chocolate e assistir séries.

LATTES

Thamires Gaspar

Thamires Gaspar é supervisora da Luna ABA, psicóloga, especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na linha de pesquisa Psicologia e Educação Superior, com o trabalho intitulado "Programa de desenvolvimento de habilidades sociais em contexto universitário", que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atualmente é doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com o trabalho intitulado "PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA UNIVERSITÁRIOS AUTISTAS: adaptação e avaliação do PEERS no contexto brasileiro". Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Habilidades Sociais, Transtorno do Espectro Autista, Análise do Comportamento e Docência na Educação Superior.

ANALISTAS ASSISTENTES (COORDENADORES)

_____

Bruno Souza Soares

Bruno Souza Soares é supervisor coordenador Luna ABA. Graduado em psicologia pela Universidade Positivo, especialista em intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual pelo CBI of Miami, instrutor PCM (Professional Crisis Management). Tem experiência em intervenções baseadas em análise do comportamento aplicada ao autismo desde 2016. Atualmente se prepara para as certificações internacionais de analista do comportamento pelo QABA, nível QASP-S, e pelo IBAO. Possui experiência em avaliação de repertório comportamental de crianças com transtorno do espectro autista e condições afins, construção de planos de ensino individualizado e aplicação direta das intervenções baseadas em ABA. Atuou como psicólogo escolar atuando como agente integrador do processo de inclusão de alunos da educação especial inclusiva, avaliando comportamentos-problema, elaborando programas de intervenção, supervisionando os acompanhantes terapêuticos, coordenando a formação teórico-prática desses profissionais e auxiliando os professores na construção de planos de ensino individualizado. Também foi o fundador e coordenador do laboratório de pesquisa e prática em educação especial baseada em evidências escola onde atuou. Suas áreas de interesse estão relacionadas à intervenção em crianças com autismo e quadros afins e prevenção e manejo de comportamentos-problema com a mesma população.

LATTES

Dalva Maria Farias Fernandes

Dalva Maria Farias Fernandes é supervisora da Luna ABA. Psicóloga (CRP: 11/14475), especialista em terapia analítico-comportamental. Possui formações intermediárias e avançadas em análise do comportamento aplicada aos atrasos no desenvolvimento e cursos sobre protocolos de avaliação e intervenção na área. Dalva mora em Fortaleza. É mãe de Pet, trupe animada de quatro gatinhos. Ama conhecer o mundo, jogar (eletrônicos e board games), maratonar seriados, sair com família e amigos e praticar CrossFit, pois o condicionamento físico para animar os pequenos precisa estar em dia.

LATTES

Fernanda Viana

Fernanda Viana é Supervisora Coordenadora na Luna ABA. Graduada em Psicologia pela Universidade ISECENSA, possui pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental e é especialista em Análise do Comportamento Aplicado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo Instituto PAR. Além disso, é especialista em Terapia Familiar, Conjugal e Sexualidade Humana, com formação introdutória em ESDM por Sally J. Rogers. Atualmente, está concluindo os estudos para o exame internacional QASP-S. Com mais de 30 cursos, seminários e workshops em seu currículo, incluindo temas como ACT, RFT, ISCA, AFLLS, ABLLS-R, HMA, PCMA, Habilidades Sociais, Lidando com o Despertar da Sexualidade, e Grande Jogo de Cintura: Limites e Estratégias para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e OBM. Fernanda possui ampla experiência na avaliação do repertório comportamental de crianças e adolescentes com TEA e condições afins. Suas atividades incluem a construção de Planos de Ensino Individualizado, supervisão de casos, elaboração de relatórios e aplicação direta e indireta de intervenções baseadas na ciência ABA. Ela atua no suporte de acompanhantes terapêuticos, orientação e treinamento familiar, além de fornecer orientações escolares para a elaboração de planos de ensino e estratégias de manejo comportamental. Participa ativamente de reuniões com a equipe multidisciplinar do aprendiz. A área de interesse, competência e engajamento profissional de Fernanda está voltada para a inclusão e intervenção em casos de pacientes autistas e quadros afins. Seu objetivo é promover uma maior qualidade de vida para essa população, facilitando a interação com seus pares e implementando estratégias eficazes de prevenção de comportamentos interferentes.

Giovanna Carla Cabanas Watanabe

Giovanna Carla Cabanas Watanabe é supervisora coordenadora Luna ABA. Pedagoga pela FMU, especialista em intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual pela Universidade Candido Mendes/CBI of Miami.

LATTES

Guilherme Janz

Guilherme Janz é terapeuta líder da área socioemocional da Luna ABA sede Curitiba, psicólogo de formação (CRP 08/32645) e pós-graduando em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para autismo e DI pela CBI foi Miami. Sócio no ICO Project e co-autor do e-book Labirinto de Pensamentos durante uma pandemia, adulto e infantil. Atua com crianças, jovens, adultos e famílias promovendo maior autonomia, bem-estar e qualidade de vida.

LATTES

Iara Sanara Silva Alves

Iara Sanara Silva Alves é supervisora coordenadora Luna ABA. Possui graduação em psicologia pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - 2016 (bolsista pelo ProUni), formação em terapia por contingência de reforçamento (2014), especialização em intervenção em ABA para autismo e deficiência intelectual pelo CBI of Miami, formação em terapia de aceitação e compromisso pelo IBAC, formação em desenvolvimento humano infância e adolescência pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP e formação em ensino de habilidades sociais para pessoas autistas pela ABA Acessível. Cursando especialização em neuropsicologia pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Além de promover grupos de estudos de literaturas científicas dentro desse tema.

LATTES

Juliana Duarte

Juliana Duarte é licenciada em Ciências Biológicas, psicopedagoga e especialista em análise do comportamento aplicada. Possui 10 anos de experiência em escola como professora e mediadora escolar, curso de qualificação nos instrumentos Portage e VB-MAPP, atendimento educacional especializado, procedimentos para o ensino de comportamento verbal, alfabetização pelo método fônico, entre outros. Carioca e apaixonada por alfabetização e habilidades acadêmicas.

LATTES

Larissa Coelho

Larissa Coelho é psicóloga ( CRP 05/51954) e supervisora na Luna ABA. Especialista em neuropsicologia e mestranda em análise do comportamento aplicada. Tem cursos de formação em protocolos de avaliação VB - MAPP e ABLLS-R, disfunções sensoriais, alimentar sob olhar integração sensorial. Larissa mora no Rio de Janeiro, é apaixonada por cachorro, em especial por um Yorkshire chamado Dudu, ama chocolate e assistir séries.

LATTES

Liliane Monteiro Guethe Covre

Liliane Monteiro Guethe Covre é supervisora coordenadora Luna ABA. Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (2001). Mestre (2005) e Doutora (2009) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. Atuou como pesquisadora na Universidade de São Paulo entre os anos de 2003 e 2011 nas áreas de farmacologia da dor, peptídeos biologicamente ativos e neurobiologia do desenvolvimento. Especialista em psicopedagogia clínica e institucional pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - UniAraras (2015). Especialista em análise do comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros atrasos de desenvolvimento pela Universidade Federal de São Carlos - Instituto Lahmiei. Desenvolve projeto de pesquisa relacionado ao ensino do reconhecimento de expressões faciais para crianças com TEA usando treino discriminativo.

LATTES

Lucas de Almeida Medeiros

Lucas de Almeida Medeiros é supervisor coordenador Luna ABA. Graduado em psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (2016). Especialista em Transtorno do Espectro do Autismo pelo INESP - Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (2019). Especialista em intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual (2022). Atua como psicólogo supervisor em terapia ABA onde realiza avaliação de crianças com TEA, planejamento de intervenção clínica, domiciliar e escolar individualizada para crianças com TEA e supervisão de acompanhantes terapêuticos e treinamento de acompanhantes terapêuticos. Experiências com protocolos de avaliação: VB-MAPP, ABBLS, AFFLS (habilidades escolares), Socially Savvy, Portage e Essential for Living.

LATTES

Rafaela Nascimento

Supervisora na Clínica Luna ABA Habilidades para a Vida Curitiba. Psicologia, pós-graduada em intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual. Certificação em SCA – Segurança em Crises Agressivas: técnicas de prevenção e gerenciamento de crises comportamentais – Grupo Método Intervenção Comportamental. Formação no protocolo de avaliação de marco do desenvolvimento e programa de nivelamento (VB-MAPP) e comportamento verbal avançado e habilidade de ouvinte; protocolo de avaliação de habilidades funcionais de vida (AFLS); treino de comunicação funcional; aplicadora em análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro e deficiência intelectual; método multissensorial para fala; sexualidade no TEA; habilidades sociais nos transtornos do espectro do autismo.

LATTES

COORDENAÇÃO CLÍNICA

_____

Aída Teresa dos Santos Brito

Aída Teresa dos Santos Brito é diretora clínica da Luna ABA. É psicóloga, doutora pelo programa de pós-graduação em educação pela UFPI, mestre em educação, psicopedagoga, especialista em ABA ao autismo e em terapia analítico comportamental infantil. Possui formação em TEACCH e PECS, tem mais de duas décadas de experiência na área de psicologia clínica infantil e educação. Possui experiência com análise do comportamento pesquisa e atua na área de inclusão, com ênfase no estudo de tecnologia assistiva e ABA. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o comportamento verbal de crianças com autismo no atendimento educacional especializado através do uso de sistemas de comunicação alternativos. Aída é mãe de dois lindos, é chamada de tia por todos desde sempre (mas só a Nati tem os direitos autorais), é maníaca por limpeza (e tem um aspirador de pó chamado Rodrigo), adora MPB (o sonho dela é casar com João Bosco), é formada em artes e já fez quadros belíssimos!

LATTES

Alice Andrade

Alice Araújo é coordenadora clínica na Luna ABA. Graduada em psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acompanhante terapêutico com formação em AT pelo Instituto Singular. Possui formação continuada em terapia infantil pela Nathalia Heringer/Pequeninhos, formação em ABLLS Iniciante e treino de pais de pessoas com autismo/Luna ABA. Alice é apaixonada pelo forró pé de serra, como boa paraibana.

LATTES

Felipe Lemos

Felipe é diretor pedagógico da Luna ABA, psicólogo e especialista em ABA e é doutorando em psicologia - análise do comportamento pela UFSCAR. Atualmente é supervisor em ABA da Luna ABA, e docente a nível de pós-graduação em ABA para autismo na CENSUPEG e no CBI OF MIAMI. Tem experiência de 11 anos como psicólogo escolar envolvendo o gerenciamento de programas de ABA crianças com TEA na escola. Atua principalmente com comportamentos-problema, treino de comunicação funcional, análise funcional e avaliação funcional prática (IISCA). Felipe é de São Sebastião da Grama, interior de São Paulo, gosta de passar seus momentos de lazer com sua esposa, filhos e amigos. Também adora jogar videogame, assistir séries, filmes (principalmente Star Wars) e ler. Café, churrasco e músicas são essenciais.

LATTES

Natalie Brito Araripe

Natalie Brito Araripe é diretora da Luna ABA, psicóloga (CRP 11/6605), BCBA e QBA - analista do comportamento certificada pela BACB© e pela QABA©, mestre em psicologia pela UFC, master em ABA pelo ABA Espanha, certificada PEERS para adolescentes, trabalha há mais de 10 anos com análise do comportamento aplicada ao autismo e atualmente se dedica ao estudo e intervenção com pré-adolescentes e adolescentes autistas. Natalie mora em Fortaleza, é mãe de uma menina sapeca, adora pedalar, séries e board games!

LATTES

EQUIPE ADMINISTRATIVA

_____

Ana Flávia Coelho

Ana Flávia Coelho é psicóloga organizacional da Luna ABA e atua como gerente de RH. Psicóloga (CRP 11/16904), pós-graduada em análise do comportamento pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento e pós-graduada em gestão do comportamento em organizações (OBM) pelo Instituto Continuum. Ana Flávia mora em Fortaleza, adora ler, cozinhar e ir à praia.

Laura Frota

Laura Karolina Santos Frota trabalha no setor administrativo da Luna ABA como auxiliar administrativo. Formada em Técnica e Bacharel em Administração de Empresas, tendo experiência na área de relacionamento ao cliente. Laura mora em Fortaleza e em curto prazo pretende começar sua pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Lorena Rodrigues

Lorena Moura Rodrigues é auxiliar administrativo da Luna ABA, atua com o relacionamento ao cliente, estudante do curso de Recursos Humanos, trabalha há 5 anos na área de RH/ADM. Lorena mora em Fortaleza, gosta bastante de ler, assistir filmes e ama passear ao ar livre.

Mônica Caetano

Mônica Valle Caetano é secretária da Drª Aída Brito há 05 anos, esta parceria foi um divisor de águas em sua vida. Mônica mora em Uberaba MG, sua formação em gestão comercial, é artesã, gateira e protetora de animais.

Willian Lessa

William Magalhães Lessa é advogado da Luna ABA, advogado, inscrito na OAB/CE sob nº 32.848, graduado magna cum laude pela Universidade Federal do Ceará, especialista em processo civil pela Faculdade Damásio de Jesus, encarregado de dados em formação.

TERAPEUTAS LÍDER

_____

Lucas Cardoso de Magalhães de Oliveira

Psicólogo, pós-graduando em Análise do Comportamento Aplicada ao autismo e deficiência intelectual pelo CBI of Miami. Ex estagiário e atualmente aplicador terapêutico da Luna Rio. Apaixonado por terapias comportamentais e intervenções em habilidades sociais com adolescentes. Carioca, amante de videogames, futebol, praia e chocolates.

Patrícia Santana Dombroski Lourenço

Patrícia Santana Dombroski Lourenço é terapeuta líder da área vocacional da Luna ABA sede Curitiba, graduada em Letras, com experiência há mais de 20 anos em educação, trabalhou como professora regente de ensino fundamental. Atuou como atendente terapêutico por 8 anos e trabalhou em parceria com algumas escolas em adaptações curriculares. Patrícia Lourenço é curitibana e mãe de dois meninos lindos, que só trazem orgulho e alegrias. Seu mundo é azul! Ama estar em família e fazer uma festinha!

Taynara Ramos Carraro

Taynara Ramos Carraro é acompanhante terapêutica e supervisora trainee na Luna Aba de Curitiba. Psicóloga (CRP 08/37831) formada pela Universidade Positivo, Applied Behavior Analysis Technician (ABAT:13813) pelo QABA® e pós graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Deficiência Intelectual pelo Child Behavior Institute of Miami (CBI of Miami). Atua com transtornos do neurodesenvolvimento desde a graduação, foi acompanhante terapêutica escolar por 3 anos e seguiu para o contexto clínico. Entusiasta nos estudos em comportamentos problema e linguagem. Taynara é natural de Nova Cantu (PR), residente de Curitiba (PR), gosta de frio, séries, Lagum, macramê, tecido acrobático e cachorros.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
LUNA ABA
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?